História da revista Playboy


Introdução


Playboy é uma revista de entretenimento erótico direcionada para o público masculino. Foi fundada em 1953 por Hugh Hefner que contava com 27 anos de idade. A primeira edição norte-americana teve na capa a atriz Marilyn Monroe, sendo levada curiosamente às bancas sem número na capa da edição, pois seu criador não tinha certeza de sua continuação. Na época de seu lançamento, a revista destacou-se como pioneira na exibição de fotografias de mulheres nuas.

Todo mês, a revista Playboy apresenta a seus leitores uma estrela principal: a capa da revista, a playmate do mês, bem como uma entrevista e reportagens sobre assuntos diversos do universo masculino.

O símbolo da Playboy é um coelho, pois segundo Hefner o coelho é como o playboy do mundo animal, por se tratar de um animal sofisticado.

A revista possui edições internacionais em vários países. No Brasil, foi publicada pela Editora Abril de 1975 até 2015 e será publicada pela PBB Entertainment a partir de 2016. Em Portugal, foi publicada entre 2009 e 2010 pela Frestacom, de 2012 a 2013 pela Media Page, e desde 2015 pela editora Black Rabbit.

Entre março de 2016 e fevereiro de 2017, a Playboy não teve estampada em suas páginas, as belas e despidas mulheres. O motivo estava na tecnologia. Segundo o chefe executivo da companhia, Scott Flanders, as pessoas podem facilmente ter acesso às imagens de cunho sexual e de graça através da internet. Em 2017 voltaram as fotografias de mulheres nuas.

Sua circulação caiu de 5.6 milhões de exemplares vendidos na década de 70, para apenas 800 mil exemplares atualmente. Com a queda dos números, a revista perdeu seu valor comercial e relevância cultural. Suas próximas edições contará com poses provocantes e sensuais de belas mulheres, porém não totalmente nuas.


Criação


Em 1953, Hugh Hefner, então diretor de circulação da revista Children’s Activities, decidiu criar uma revista para o público masculino que refletisse o pensamento dos jovens adultos da época, especialmente porque Hefner pensava que publicações para homens tratavam de diversos tópicos, então reparou que as revistas ditas masculinas da altura resumiam-se essencialmente a temas de carros, caça ou armas e que nenhuma delas chegava sequer a abordar o assunto mais apetecido dos homens, que eram as mulheres. Foi exatamente a partir desta constatação que Hugh Hefner imaginou uma publicação perfeitamente vocacionada a jovens adultos masculinos que iria revolucionar o universo das revistas. Parte de sua inspiração foi ver a popularidade de publicações com pin-ups no Exército quando Hefner serviu na década anterior. Hefner acreditava que mesmo que o público fosse atraído pelas beldades da publicação, manter-se-ia fiel especialmente pelo conteúdo jornalístico.

Para criar sua revista, Hefner angariou US$8 mil empenhando os móveis de seu apartamento e pedindo dinheiro a amigos e parentes, com US$500 iniciais sendo usados para comprar os direitos de fotos de Marilyn Monroe feitas para um calendário em 1948. Originalmente Hefner tinha pensado em uma publicação chamada Stag Party ("despedida de solteiro" ou "farra"), tendo como mascote um cervo ("stag" em inglês designa cervo machos, mas também é aplicado para homens adultos), este cervo à espera de companhia feminina  mas uma revista chamada Stag ameaçou processar. Algumas das hipóteses de nome consideradas foram Top Hat, Bachelor e Gentleman, mas quando um amigo lhe sugeriu usar o nome de uma fábrica falida de automóveis, Hugh Hefner instantaneamente percebeu que estava perante o nome ideal: Playboy, que era também gíria para um estilo de vida. Claro que com o novo nome surgiu a ideia de um novo logotipo, assim o novo mascote foi criado, o famoso coelho feito pelo desenhista e diretor artístico da revista, Arthur Paul. Esse símbolo apareceu então em todos os exemplares da revista exceto no exemplar número 1 e tornou-se mundialmente conhecido.

A primeira edição da Playboy foi lançada nas bancas de Chicago em novembro de 1953, com uma tiragem de 69 mil exemplares, outros autores dizem que foram 54.175 exemplares, mas sem nem ter data na capa, pois Hefner não sabia se conseguiria continuar a publicação. Mais de 50 mil cópias foram vendidas, então uma pequena editora independente chamada Empire News Co. decidiu apoiar a Playboy para torná-la uma publicação nacional, enquanto Hefner contratou repórteres, editores de arte, e publicitários para se tornar a equipe de produção da revista.

Pelos anos afora, muitas das mais famosas beldades mundiais foram capa da revista, das quais se destacam Ursula Andreuss, Brigitte Bardot, Cindy Crawford, Sharon Stone, Natasha Kinski, Drew Barrymore, Kim Basinger, Madonna ou Denise Richards, entre muitas outras.


A Playboy pelo mundo


A primeira edição internacional da Playboy foi lançada na Alemanha em 1972. A revista atualmente tem versões em 33 países e 30 idiomas, e mais de US$50 milhões são conseguidos no licenciamento da marca, cobrindo os prejuízos que a edição impressa tem nos EUA.

A edição brasileira foi criada em 1975 pela Editora Abril, embora com o título Revista do Homem pelo veto do governo militar ao nome Playboy, que só foi adotado na capa da publicação em 1978. Segundo o Código Penal Brasileiro, a fabricação de revistas com material obsceno com finalidades comerciais é proibida, de acordo com o artigo 234. No entanto, tal dispositivo legal não é aplicado na prática.

A Playboy portuguesa teve uma primeira edição através da editora Frestacom, que culminou no seu cancelamento do licenciamento em 2010, depois de publicar uma capa com a imagem de Jesus Cristo. Em 2011 a Playboy portuguesa ressurgiu através de uma nova editora, a Media Page, apresentando um registo e conceito diferente do anterior. A re-estréia aconteceu em Maio, com a atriz Rita Pereira na capa. Sob a direção de Marco António Reis, a revista apresentou uma equipe totalmente nova, composta por profissionais que trabalhavam nas revistas GQ e da Maxmen. A revista assumiu uma nova abordagem, com um posicionamento mais suave. Em 2015 a Playboy portuguesa passa a ser publicada pela editora Black Rabbit.

Uma edição indonésia da revista foi lançada em março de 2006, mas a controvérsia foi causada antes mesmo da publicação da primeira edição. A editora garante que o conteúdo da edição indonésia será diferente do conteúdo da edição norte-americana, mas mesmo assim o governo está tentando banir a revista do país usando leis anti-pornográficas, mas está sendo uma tarefa difícil, já que ao governo daquele país é proibido de censurar qualquer forma de mídia. A revista é publicada desde então, embora sem ensaios de nudez.

A edição em braille da Playboy americana (que contém só reportagens) também quase foi proibida de circular.

Atualmente, neste ano de 2019 a revista é publicada em mais de 28 países captando, só nos Estados Unidos, cerca de 10 milhões de leitores, sendo a revista masculina mais vendida do planeta.

A Playboy TV está disponível em 113 milhões de lares nos Estados Unidos. Mais de 2500 produtos da marca são vendidos em quase 100 países.


Fontes:
Wikipedia
Origem das coisas


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